primeiro vamos as natures:
axistem varias elas aumentam um dos stas em 10% e diminuem outro em 10% e algumas deixam os stas equilibrados olhe na tabela também tem algumas berrys na dex mas depois falaremos disso.
veja no spoiler abaixo a tabela:
- Spoiler:
As Gerações
No jogo competitivo os Pokémons estão divididos por gerações ou grupos de jogos com um funcionamento semelhante.
1° ou R/B/ foi a geração que deu inicio ao metagame no continente de kanto com 151 pokemons.
Os jogos que pertencem a ela sao red,blue,green,yelow os moves que causavam paralysis eram muito famosos.
2°gen. G/S/C o jogo colorido e com o antigo special stat dividido em sp.atak e sp.def também famosa por ter os pokemons shinys e por ter adicionados os pokemons dark e steel.
3° Advance GEN. famosa por produzir os primeiros remakes FR/LG também Introduziu abilities, natures, um novo sistema de IVs, e os Effort Values aos pokemons.
4°gen DPP conhecida pelos jogos diamond,pearl,platinum e HG/SS introduziu varias evoluçoes para pokemons das outras Gen dando um backup no metagame sendo ''impossivel'' countear todos os pokemons trazendo novas abilities novos atacks para cada pokemon criando varios novos movesets
Move Sets
oque são movesets?movesets são a combinação de 4 atacks de cada pokemon
vamos ver uns nomes de movesets
Aromatherapist ou Cleric
Pokémon que usa Aromatherapy ou Heal Bell para se curar a si e à sua equipa de qualquer status.
Dual Screener ou Pseudo Passer
Pokémon que usa movimentos como Reflect, Light Screen e Wish com a intenção de passar os bónus obtidos para outro Pokémon
Mixed Sweeper
Um sweeper que usa ambos ataques, physical e special, para causar dano. Os mixed sweepers costumam ser referidos com o prefixo Mix no seu nome.
Pseudo-Hazer, Phazer ou Shuffler
Pokémon que usa movimentos que podem obrigar o adversário a fazer switch, como Roar, Whirlwind, Perish Song e Yawn
tipos de equipas
Offensive
Offensive teams querem ser mais rápidas e provocar danos directos ao adversário. Os jogadores que mais usam este estilo de jogo usam frequentemente Pokémons que causam grandes danos com um só ataque e aproveitam as suas resistências e imunidades para fazer switchs e conseguir assim vencer Pokémons específicos. As tácticas mais conhecidas deste estilo são: o uso de stat boosters, como Swords Dance, e o uso de um Stealth Rock rápido para facilitar as mortes.
Stall
Stall teams baseiam-se em danos residuais. Estes danos podem ser originados de várias formas: Sandstorm, Hail, Toxic Spikes, Spikes e Stealth Rock. A maioria dos Pokémons numa equipa como esta terão boas defesas e contribuem todos para o objecto principal que é eliminar indirectamente a equipa adversária.
Balance
Este tipo de equipa não depende de nenhum tipo de Pokémon. Normalmente têm dois sweepers, apoiados por walls e/ou tanks. A maioria deste tipo de equipas usa um ou dois entry hazards.
termos usados no metagame
Auto-Weather
Pokémon cuja ability cria um efeito diferente no campo de batalha, como tempestade de areia (sandstorm), chuva (rain), granizo (hail), ou luz solar (sun light), quando entra em combate. A ability do Tyranitar, Sand Stream, permite-lhe criar um efeito de auto-weather na forma de sandstorm.
BP
Está para Base Power, e é o poder base de um ataque. O Outrage tem um BP de 120.
BST
Está para Base Stat Total, e é a soma de todos os Base Stats de um Pokémon. Celebi tem um BST de 600.
Entry Hazards
Qualquer ataque que cause danos quando um Pokémon entra em combate. Stealth Rock, Spikes e Toxic Spikes. Forretress pode usar todas as três formas de entry hazards.
EVs
Está para Effort Values. A quantidade máxima de EVs que um Pokémon pode ter no total é 510.
Hax
Um evento que tem baixa probabilidade de acontecer e que afecta drasticamente o resultado de um combate. Também referido como sorte no geral. A ability da Togekiss, Serene Grace, aumenta as hipóteses de causar hax ao adversário.
IVs
Está para Individual Values. A quantidade máxima de IVs que um Pokémon pode ter num stat é 31.
NFE
Está para Not Fully Evolved, e é uma tier atribuída a um Pokémon que ainda não atingiu o seu estado final de evolução. Chansey é um dos poucos NFE viáveis a serem usados em UU.
NVE
Está para Not Very Effective. Um ataque que cause poucos danos a um Pokémon devido às resistências deste, é denominado not very effective. Ice Beam é NVE contra o Vaporeon.
OHKO
Está para One-Hit KnockOut. Existem ataques que já que fazem OHKO sempre que acertam, como o Sheer Cold, Horn Drill ou Fissure, mas estes estão banidos do jogo competitivo. Magnezone consegue OHKO no Gyarados com Thunderbolt.
Pinch Berry
Berry que é activada quando o Pokémon que a tem fica com a sua vida abaixo dos 25% e aumenta um stat específico. Normalmente usada em conjunto com Substitute. As Pinch Berries mais comuns são: Salac (aumenta o Speed), Petaya (aumenta Special Attack), e Liechi (aumenta Attack).
Priority
Qualquer ataque que faça o Pokémon se o primeiro a agir num turno, a menos que o Pokémon adversário tenha maior Speed e use também um priority move. Sucker Punch e ExtremeSpeed são os priority moves mais fortes do jogo.
Residual Damage
Danos residuais adquiridos por um Pokémon sem ter sido atacado, quer seja por recoil, como é a consequência do uso de Life Orb, por hail ou sandstorm, por poison ou burn, e/ou por entry hazards. Um dos maiores problemas do Salamence é lidar com todos os danos residuais a que está vulnerável.
Revenge Kill
Vencer um Pokémon adversário imediatamente depois de um Pokémon da equipa ter sido derrotado, e assim evitar fazer switch e entrar num ataque do oponente. Jolteon pode vencer um Gyarados logo após este eliminar um Heatran.
STAB
Está para Same Type Attack Bonus, e este aumenta o poder de um attack em 50% se o Pokémon que o usa for do mesmo tipo que o ataque. Os STABed Thunderbolt e Shadow Ball do Rotom quase que lhe dão uma perfeita cobertura de todos os tipos.
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